Animais idosos e Medicina Preventiva

Compartilhe

Animais idosos e Medicina Preventiva 28 de novembro de 2011

Quinta-feira da semana passada foi um dia típico de descobertas em animais idosos. Primeiro veio o Neguinho (foto acima), um gato de 19 anos. A tarde a Cachu, uma boxer de 11 anos.

O que queremos contar é um pouco de nosso dia a dia e como descobrimos o que os animaizinhos têm e como tratá-los.

O Neguinho veio com reclamação de dor e constatamos pela radiografia que ele tem graves problemas de coluna pela idade avançada, mas também descobrimos muitas outras coisinhas. Por exemplo: à palpação da tireoide esta está aumentada, ao auscultar o coração tem um sopro importante. Ele está bebendo muita água, fazendo muito xixi e com muita fome.

Fizemos um ecocardiograma e constatamos que apesar de auscultarmos um sopro muito alto o coração dele está dando conta de bombear o sangue normalmente e que a musculatura do coração está normal. Logo vamos repetir o ecocardiograma somente em  6 meses. A pressão arterial dele estava normal. Os exames de sangue e urina deram compatíveis com a idade avançada dele mostrando que pode ter um inico de doença renal. Ao final nos resta ainda receber o exame de sangue com dosagem de hormonio de tireoide, pois  estes sintomas que ele tem acima fica bem evidente que deve ser um gato hipertireoideo e a doença precisará ser tratada.Para a coluna estamos dando analgésico.

Cachu

Já a Cachu (foto acima) veio para fazer uma avaliação sobre duas formações na pele. Ela já teve tumor maligno de pele e também de mama e já fez quimioterapia há anos atrás. Ao exame clinico, notamos 2 formações que não parecem problema mas coletamos citologia e mandamos analisar. Ao examinar o resto do corpo notamos nodulos mamários do lado que não foi operada. A proprietária também mencionou que ela esta com dificuldade nas patas traseiras e ao  observa-la andando  notamos uma leve incoordenação. Decidimos  que fariamos todos os exames e ela decidiu fazer um Plano Petprevent.

Ao final tinhamos um diagnóstico de  um problema de coluna e osteoartrite no coxal que vai ser tratada com acupuntura, isto écompatível com a idade dela. Mas  também ao fazermos os exames descobrimos uma  séria  arritmia ventricular que pode causar morte súbita. O que podemos tirar desta história: graças aos exames preventivos descobrimos um problema sério e que já está em tratamento (coração).

Para fazer a cirurgia de mama no atual momento é totalmente desaconselhável pelo problema de coração. Vamos esperar a medicação fazer efeito e aí reavaliaremos os risco anestésicos.

Isto que relatamos é para contar como é importante consultar e fazer exames em animais idosos de maneira preventiva. E… prolongar a vida destes o máximo possivel e com muita qualiade!!!

Para isso o PetCare oferece o Pet Prevent que é um ótimo plano de saúde para seu Cão ou Gato. Saiba mais em: http://www.petcare.com.br/plano-saude.php

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia